Crianças de projeto social recebem bicicletas montadas durante evento do TRT-SC

Atividade foi realizada durante encontro de gestores da instituição para fortalecer o espírito de cooperação e o voluntariado

17/06/2024 16h40, atualizada em 19/06/2024 18h14
Fotos: Priscila Tavares

Um evento que uniu aproximação e fortalecimento de equipes e encerrou com uma bela ação de solidariedade. Assim foi o 1º Encontro de Gestores do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC), que aconteceu nos dias 13 e 14 de junho, em Florianópolis. Organizado pela área de Gestão de Pessoas, o evento teve um desfecho especial para 24 crianças atendidas pelo projeto social Superando Barreiras: cada uma delas recebeu uma bicicleta montada pelos próprios participantes. 

Estiveram presentes 150 líderes que atuam nas áreas judiciária e administrativa. Após uma série de atividades e oficinas que trataram de temas como gestão de equipes, metas estratégicas e outros assuntos institucionais, na tarde de sexta-feira (14/6) o evento encerrou com uma ação de teambuilding: divididos em 24 grupos, os gestores passaram duas horas se desafiando na montagem de bicicletas.

Para cada time foram fornecidas peças aleatórias, obrigando os participantes a buscar com os colegas do outro grupo as que faltavam para completar a tarefa. A atividade foi planejada para fortalecer o espírito de equipe e, de quebra, fomentar o espírito solidário. 
 

Foto de homens e mulheres montando bicicletas, sentados no chão
As peças foram fornecidas aleatoriamente, obrigando as equipes a trabalharem em cooperação

Emoção inesperada

No decorrer da atividade, os gestores foram comunicados sobre o destino das bicicletas. Eles assistiram a um vídeo no qual crianças falavam sobre seus sonhos e contavam o que mais gostavam de fazer, como brincar, praticar esportes e andar de bicicleta. Esses meninos e meninas fazem parte do projeto Superando Barreiras, que utiliza a prática do jiu-jitsu como ferramenta para a inclusão social e desenvolvimento do esporte.

Ao final, para a surpresa de todos, as crianças que falaram no vídeo entraram na sala do evento, sem saber que ganhariam as bicicletas. Assim que a primeira foi entregue, a emoção tomou conta não somente delas, mas também dos responsáveis pelo projeto e dos integrantes do TRT-SC.

Campeões do futuro

O coordenador do projeto social, servidor federal aposentado e professor de jiu-jitsu Eduardo Mangueira Lopes, agradeceu a ação realizada pelo tribunal e falou um pouco sobre a instituição que representa. O Superando Barreiras possui cinco núcleos e beneficia, atualmente, 500 jovens. 

Foto de um homem de terno e gravata falando no microfone e olhando para crianças, em uma sala de um evento
Presidente do TRT-SC fala às crianças, observado pelo coordenador do projeto social: "vocês são os campeões do futuro"

“Nós percebemos o quanto a convivência com a luta esportiva ajuda na disciplina. Essas crianças aprendem que uma medalha é mais importante do que a possibilidade de entrar para o mundo do crime. Realmente é gratificante ver o resultado desse trabalho”, afirmou.

 O projeto social está localizado na Vila União, comunidade do Norte da capital conhecida pelos altos índices de violência.

O presidente do TRT-SC, desembargador Amarildo Carlos de Lima, parabenizou o mestre, afirmando que o que ele faz muda a vida das crianças, de suas famílias e da comunidade. “Vocês são os campeões do futuro”, disse o presidente, olhando para os meninos e as meninas presentes na sala.

A oficina solidária realizada no Encontro de Gestores foi coordenada pela Aldeia Incompany (link externo), que ministra treinamentos para fortalecer a interação e a cooperação entre equipes de trabalho das organizações.




Texto: Priscila Tavares
Secretaria de Comunicação Social 
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br  

Leia Também: