Depósitos judiciais e ordens de pagamento pelo BB serão interligados aos processos eletrônicos

15/07/2019 18h05, atualizada em 31/10/2019 12h04

Diretores e contadores das Varas do Trabalho de Florianópolis, São José e Palhoça, juntamente com servidores da Corregedoria, USO e Setic e funcionários do Banco do Brasil (BB) participaram na quinta (11) de um treinamento sobre o SISCONDJ, o Sistema de Controle de Depósitos Judiciais da instituição bancária.

A ferramenta permite a interligação dos processos com o BB, possibilitando a efetivação dos depósitos judiciais e ordens de pagamento de forma eletrônica, sem a necessidade de intermediários, garantindo assim um melhor controle de depósitos judiciais. As unidades participantes do treinamento vão integrar um projeto-piloto que será implantado até o final deste mês na Grande Florianópolis, com previsão de expansão para todas as varas do trabalho ainda em 2019.

A assessora da Corregedoria, Natália da Costa, conta que o processo de implantação teve início após a divulgação da ferramenta pelo CSJT, abrindo a possibilidade dos Regionais realizarem um acordo de cooperação técnica com o BB para adotar o sistema. Em maio o TRT-SC firmou o acordo e, após a homologação, chegou-se à atual fase de “pré-produção”.

“A principal vantagem do sistema é dar maior segurança e transparência às transações financeiras, à medida que elimina a atuação de intermediários e facilita o controle e a prestação de informações a respeito dos depósitos e ordens de pagamento. Além disso, ganha-se em celeridade, pois o valor é creditado na conta do beneficiário até o próximo dia útil, podendo ocorrer, inclusive, no mesmo dia em que o juiz assina o documento de transferência. Outra lacuna que a ferramenta irá suprir num futuro próximo é a possibilidade de identificação do número do processo originário da transferência no extrato bancário, a fim de atender demanda da OAB”, assinala a servidora.

Equipe de trabalho

 

O treinamento foi comandado pelo servidor Oswaldo José Costa da Silva Leme, do TRT2 (tribunal padrinho), e pela assessora da Diretoria de Governo do Banco do Brasil Aline do Lago Teixeira Santos. Na foto acima, a partir da esquerda: Oswaldo Leme, Aline Santos, os servidores do TRT-SC Elise de Abreu, Eder Leone e Natália da Costa e Thiago Silva Ferreira Camargo, do Banco do Brasil.

 

 

Texto: Camila Velloso / Foto: divulgação
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: