Evento é focado em discussões aprofundadas sobre temas especiais do universo trabalhista
O 3º Módulo de Estudos deste ano da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (Ejud-12) será focado em discussões aprofundadas sobre temas especiais no universo trabalhista.
Com uma programação composta por convidados de diversas regiões, o evento vai acontecer de quarta a sexta-feira (23 a 25/8) no auditório do TRT-12, em Florianópolis, e será transmitido ao vivo pelo canal da Ejud-12 no YouTube para os públicos interno e externo.
O módulo será aberto na quarta-feira, às 13h30, com um debate sobre a inclusão da pessoa com deficiência como condição para a promoção de uma sociedade livre, justa e solidária.
A atividade contará com a participação de expositores de diversas áreas e múltiplas vivências. Entre os convidados estão a auditora-fiscal do Trabalho Luciana Xavier Sans de Carvalho (MTE) e o procurador do Trabalho Piero Menegazzi (MPT-SC).
As servidoras do TRT-12 Ana Paula Koch de Bona, responsável pelo canal no Instagram @rodando_com_ana, focado em acessibilidade e inclusão, e Danieli Bonato Haloten, primeira atriz cega a atuar em novelas no Brasil e proprietária de um canal no YouTube sobre Direito para pessoas com deficiência, também estarão presentes.
Completando o grupo, participará da atividade o estagiário Bernardth Jhon Jonas Velho (TRT-12), que tem autismo e trabalha acompanhado de seu fiel companheiro, o cachorro Yoda Sheldon. A mediação ficará por conta de Carlos Alberto Crispim, diretor de secretaria da 3ª Vara do Trabalho de Florianópolis.
Ao longo dos três dias, os participantes discutirão diversos outros assuntos, incluindo litigância predatória, recentes mudanças na legislação esportiva e a competência material da Justiça do Trabalho.
O encerramento, na sexta-feira, às 9h, será dedicado a técnicas de construção de decisões. O juiz César Zucatti Pritsch, do TRT da 4ª Região (RS), elucidará como o sistema de precedentes pode ser usado de forma eficaz no âmbito trabalhista.
Participação
Aos interessados em acompanhar o evento presencialmente, as inscrições estão abertas para magistrados e servidores da Grande Florianópolis através do link recebido por e-mail. O acesso online, sem necessidade de inscrição prévia, estará disponível ao público em geral pelo YouTube.
O que faz uma Escola Judicial
Criadas pela Reforma do Judiciário de 2004, as Escolas Judiciais são responsáveis pela formação inicial e continuada dos magistrados desde seu ingresso na carreira. No TRT-12, por exemplo, cada juiz precisa completar 30 horas de formação continuada por semestre para valer como critério para promoção por merecimento.
Texto: Carlos Nogueira
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br