Estratégia do TRT-12 pretende economizar 85,7% com telefonia

Serviço vai ser centralizado em Florianópolis através do sistema VoIP, via internet, possibilitando correção de falhas com mais agilidade

15/12/2022 15h40, atualizada em 19/12/2022 19h30
BrianAJackson/ Getty Images

O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC) deu mais um passo rumo a uma telefonia de baixo custo, independente e de fácil gerenciamento. Isso porque a partir de abril de 2023 será adotada uma nova estratégia, que trará economia anual de até 85,7%. 

O processo iniciou em abril de 2020, quando começou no estado a instalação do sistema VoIP, que utiliza a internet como base para as ligações telefônicas. Isso significa que, por meio do VoIP, uma ligação da sede do tribunal para uma unidade do interior é feita sem custos. Vale destacar que todos os aparelhos de telefone convencionais já foram substituídos pela telefonia IP. 

Com esta iniciativa, além da economia de recursos, o serviço de telefonia vai ser centralizado na sede do Tribunal, em Florianópolis, através do VoIP. Isso possibilitará mais agilidade na gerência de problemas e garantia contra falhas, pois é na capital que está concentrada a maior infraestrutura do TRT-12 como a sala-cofre e a sala-segura, além dos equipamentos de segurança como nobreaks e links. 

O que muda para o usuário?

Com a mudança na telefonia, todos os telefones do TRT-12 terão como padrão o DDD 48. Como consequência, na hora de fazer uma ligação para qualquer unidade da Justiça do Trabalho de Santa Catarina, o usuário terá de digitar 0, o código da operadora e o DDD antes do número. A exceção fica por conta da Grande Florianópolis, que inclui o Almoxarifado, as varas de Florianópolis, Palhoça e São José. Nesses casos, o usuário pode ligar apenas para o número.

Por exemplo, para falar com uma unidade de Chapecó, o usuário de Chapecó discava o número direto, sem DDD e operadora. Agora, vai precisar discar o código da operadora e o DDD porque é como se a ligação estivesse sendo feita para capital, ou seja, um interurbano. 

"Uma vantagem é que se cair a internet de uma vara do interior, por exemplo a VT de Indaial, o servidor da unidade que estiver em trabalho remoto consegue atender a ligação porque ela vai entrar na rede via sede e não mais pela vara”, explica o servidor Ataliba Zandomenego Filho, assistente-chefe do Setor de Infraestrutura e Telecomunicações Digitais (Setel).

Um ponto que também pesou na decisão foi o fato de que a maioria dos contratos de telefonia celular e fixa (pré-pago e pós-pago) possui  franquias ilimitadas para ligações DDD e sem custos adicionais. Isso possibilita fazer chamadas para todo Brasil, tanto para telefones móveis quanto fixos. Dessa forma, grande parte dos usuários que ligarem para o tribunal não terá custos, mesmo fazendo uma ligação interurbana. 
 

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