Marta Fabre toma posse como juíza-presidente do TRT/SC

Magistrada pretende estimular as conciliações

09/10/2008 15h50, atualizada em 09/08/2021 16h35
juízfes Gilamar Cavalier, Marta Fabre e Maria do céo de Avelar

A juíza Marta Villalba Falcão Fabre toma posse nesta sexta-feira (10) no cargo de presidente do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina (TRT/SC). A magistrada foi eleita por maioria de votos em sessão administrativa extraordinária do Tribunal Pleno que aconteceu no dia 29. Ela vai substituir o juiz Marcus Pina Mugnaini, que faleceu no dia 24 vítima de enfarte, e segue no cargo até dezembro de 2009, final da administração da qual fazia parte como corregedora. Na mesma cerimônia toma posse também o juiz Gilmar Cavalieri no cargo de corregedor, e a juíza Maria do Céo de Avelar continua na vice-presidência.

A nova presidente adianta que os projetos em andamento, como o Planejamento Estratégico e as Melhorias de Rotinas da Primeira Instância, devem ser mantidos. “Nos direitos público e administrativo nós temos o princípio da continuidade. Assim, darei prosseguimento aos projetos institucionais, só que sob a minha ótica administrativa”, diz a magistrada.

A juíza Marta entende que a Justiça vem sendo banalizada por questões pouco relevantes. “Chegamos ao ponto de duas socialites se desentenderem por causa de um vestido e quererem brigar no Judiciário por causa disso”. Por isso, pretende incentivar ainda mais a conciliação como forma de solucionar litígios e desafogar o Judiciário. Dos 59 mil processos solucionados em 2007 pelo TRT/SC, 46% foram resolvidos assim.

Currículo - A nova presidente do TRT/SC é natural de Livramento (RS). Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), ingressando na magistratura trabalhista catarinense em 1983. Como juíza titular, comandou as varas de São Miguel do Oeste, Jaraguá do Sul, 1ª de Blumenau e 4ª de Florianópolis. Participou do curso de pós-graduação em Direito do Trabalho Comparado de Atualização pela Universidade de Passo Fundo e fez um curso de mediação no Centro Nacional de Cortes Estaduais de Williamsburg, no estado americano de Virgínia. Marta Fabre também foi presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho de Santa Catarina (Amatra/SC) e diretora da mesma associação em nível nacional - a Anamatra. Na administração do juiz Marcus Pina Mugnaini, ocupava o cargo de corregedora.

SERVIÇO:
O que: Posse da nova presidente do TRT/SC juíza Marta Villalba Falcão Fabre e do corregedor juiz Gilmar Cavalieri
Quando: Sexta-feira (10/10/2008) – às 16h
Onde: Sala de sessões - Rua Esteves Júnior, 395 – Centro de Florianópolis

 

 


Fonte: Assessoria de Comunicação Social TRT

Leia Também: