
Uma comitiva conduzida pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina, desembargador Edson Mendes, foi conferir as obras do novo Fórum Trabalhista de São José. Localizado na avenida Beira Mar do município, o edifício terá cerca de 5 mil metros quadrados de área construída e espaço para a instalação de quatro varas. A visita ocorreu na terça-feira (12).
Acompanhado do desembargador José Ernesto Manzi, dos diretores Ageu Raupp (Geral), Paulo César Dias (Secad) e Alexandre S. Thiago (Serviço de Projetos e Obras), além do engenheiro João Carlos Godoy Ilha e da arquiteta Kristina Cancelier (SPO), o presidente verificou o andamento dos trabalhos nos dois pavimentos já construídos. O novo prédio terá seis andares, incluindo um para estacionamento de veículos, exigência da Prefeitura Municipal para liberar o alvará de construção.
A demora na obtenção do alvará foi o motivo que adiou o início das obras, previsto para janeiro do ano passado. Com o atraso, a aprovação do projeto obtida na Prefeitura completou mais de um ano e teve de ser renovada. A construção começou efetivamente em julho de 2014 e deve ser finalizada em março de 2016, segundo previsão do diretor do SPO, Alexandre S. Thiago.
O valor total da obra é de R$ 11.231.544,58 milhões, o que inclui todas as despesas relativas à consecução integral do prédio. Até abril deste ano haviam sido repassados cerca de R$ 3 milhões à empresa contratada para a sua execução, a Oros Engenharia. Todas as informações sobre o projeto e a obra estão disponíveis no link da Transparência, no portal do Tribunal.

O presidente Edson Mendes elogiou o ritmo da obra e as medidas tomadas pela empresa para garantir a segurança dos trabalhadores, como o uso obrigatório de equipamentos de proteção individual. “É uma garantia fundamental tanto para o trabalhador quanto para a empresa”, comentou. O diretor-geral, Ageu Raupp, destacou que mais importante do que ficar pronto logo, é que o prédio seja bem construído. “Não nos interessa agilizar a obra para inaugurá-la às pressas. O principal é que ela seja construída da melhor maneira, dentro do tempo necessário”, observou.
Bicicletários e vestiários com chuveiro

De acordo com a arquiteta Kristina, responsável pelo projeto, a obra segue o padrão de construção das novas sedes próprias do TRT catarinense. “São três objetivos principais: propiciar maior conforto para o usuário, com acessibilidade para portadores de necessidades especiais, maximizar o aproveitamento de recursos naturais, com redução do consumo de energia e água, e reduzir ou simplificar a manutenção dos prédios”, esclareceu.
Além de possibilidade de instalação de quatro varas, o espaço prevê uma Central de Mandados, área multiuso, auditório e locais para serviços de apoio, como agências bancárias e cafeteria. Também estão previstos a instalação de bicicletários e vestiários com chuveiro, incentivando o uso de um meio de transporte alternativo e mais saudável.
Histórico do terreno
O terreno veio de uma permuta feita entre a Prefeitura de São José e o TRT-SC, envolvendo dois imóveis pertencentes à União. O TRT-SC recebeu o atual terreno, de 1.652 metros quadrados, localizado na avenida Beira Mar de São José, e em contrapartida cedeu uma área de dimensões semelhantes no bairro Serraria. O acordo foi firmado em janeiro de 2008, pelo então prefeito do município, Fernando Elias, e o então presidente do Tribunal, Marcus Pina Mugnaini.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - TRT-SC
Direção (48) 3216-4320 - Redação 3216-4303/4306/4348