Documento é uma exigência do TCU e traz um resumo das principais ações desenvolvidas pelo TRT-SC no ano
O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) disponibilizou, em seu portal, o Relatório Integrado de Gestão de 2024. O documento apresenta um panorama das principais ações desenvolvidas ao longo do ano, atendendo à exigência do Tribunal de Contas da União (TCU) e reforçando o compromisso com a transparência na aplicação dos recursos públicos.
Com 75 páginas e repleto de infográficos, o relatório é dividido em quatro capítulos: visão geral organizacional e ambiente externo; riscos, oportunidades e expectativas; governança, estratégia e desempenho e, por fim, informações financeiras, orçamentárias e contábeis.
Na apresentação, o presidente do TRT-SC, desembargador Amarildo Carlos de Lima, ressaltou que 2024 foi um ano produtivo para os cidadãos que buscaram seus direitos na Justiça do Trabalho catarinense. Segundo os dados, os 18 gabinetes de desembargadores alcançaram um recorde de julgamentos, totalizando mais de 37 mil recursos e ações de competência originária apreciadas somente no segundo grau.
No mesmo passo, também foi registrado o recorde de pagamentos em ações trabalhistas, num total de R$ 1,5 bilhão, metade por acordo.
O dirigente também destacou o compromisso institucional com o trabalho decente, a partir da implantação de dois novos programas que se somam ao Trabalho Seguro (PTS) e ao Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem (PCTIEA): o Programa Nacional de Enfrentamento ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho do Migrante (PETE+) e o Comitê de Equidade, Raça, Gênero e Diversidade.
Conexão Estratégica
Outra iniciativa de destaque foi a implementação do projeto “Conexão Estratégica”, um plano integrado de gestão baseado em três pilares: pessoas, prédios e processos de trabalho.
O projeto busca fortalecer o sentimento de pertencimento entre servidores e magistrados, aprimorar os espaços físicos da instituição e otimizar os fluxos de trabalho, utilizando a tecnologia de forma eficiente sem comprometer a proximidade humana no atendimento à sociedade.
O Relatório de Gestão de 2024 pode ser acessado integralmente na área de transparência do site do TRT-SC.
Texto: Andréa Gonçalves (estagiária)
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
secom@trt12.jus.br