O Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina economizou em torno de R$ 520 mil desde que começou a instalar em seus computadores, em junho de 2007, o pacote de softwares livres BrOffice. O valor se refere ao que precisaria ser investido em atualização e aquisição de licenças da suíte de aplicativos MsOffice, que inclui o editor de textos (Word), de planilhas (Excel), de apresentações (Power Point), de banco de dados (Access) e o correio eletrônico (Outlook).
A primeira etapa da substituição foi na área administrativa, onde atualmente mais de 230 micros operam somente com BrOffice. A segunda etapa está quase finalizada e prevê a instalação nos quase 900 computadores das unidades judiciárias de primeiro grau, inclusive nas salas de audiência. Atualmente700 dessas máquinas já rodam com o software livre.
De acordo com o gerente do projeto, servidor Altair de Lima, o BrOffice vai entrar em sua fase final no segundo semestre, quando a suíte de aplicativos será instalada na área judiciária de 2ª instância (gabinetes de juízes, secretarias, turmas etc).
Fonte: Assessoria de Comunicação do TRT/SC
ascom@trt12.jus.br - (48) 3216.4320