TRT/SC e FGV definem etapas para elaboração do planejamento estratégico

18/03/2008 18h41

Consultoras da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e servidores de nove áreas do TRT/SC realizaram, no último dia 12, a primeira reunião para a elaboração do planejamento estratégico da instituição. A metodologia da FGV é permitir que o próprio Tribunal possa definir seu plano estratégico e dê continuidade aos trabalhos sem necessidade de consultores externos, a partir do ensino de técnicas e instrumentos específicos.

O planejamento será desenvolvido em duas etapas. Na primeira, com duração aproximada de três meses, a FGV auxiliará o Tribunal na construção de seus planejamento e plano estratégicos – este último, um conjunto de ações voltadas para o alcance dos objetivos. Na segunda etapa, com duração de quatro meses, serão realizadas reuniões para acompanhar a implantação e a execução do plano estratégico, com a FGV auxiliando em correções necessárias.

A partir de então, a equipe interna do Tribunal estará habilitada a continuar o trabalho. A metodologia da FGV prevê o envolvimento de 25 pessoas, entre juízes e servidores ocupantes de cargos estratégicos definidos previamente pela consultora.

O planejamento estratégico consiste no estabelecimento de objetivos que orientam a construção de um Plano de Ação, capaz de identificar os recursos disponíveis e as deficiências a serem superadas para o alcance dos resultados planejados. As ações são acompanhadas e, quando necessárias, corrigidas.

Participaram da reunião encontro Rosângela Gamba Crédico e Maria Fernanda Leite Soares, da FGV, e gestores do TRT/SC das seguintes áreas, definidas de acordo com a metodologia da FGV: Secretaria da Corregedoria (Secor), Secretaria do Tribunal Pleno (Setri), Secretaria Judiciária (Sejud), Direção Geral (Diger), Assessoria de Controle Interno (Ascint), Assessoria de Planejamento (Asplan), Secretaria Financeira (Sefin), Secretaria de Recursos Humanos (Serhu) e Secretaria Administrativa (Secad).

Resumo das Atividades

1)Realização do Seminário de Planejamento Estratégico - PE
2) Realização da sessão de apresentação dos resultados do Seminário de PE
3) Realização de sessões de trabalho para:
a) Definição do mecanismo de acompanhamento (método / mecanismo de acompanhamento; participantes e periodicidade)
b) Preparação do cronograma geral
c) Relacionamento do orçamento com as macro-ações estratégicas
d) Recomendações para comunicação
e) Identificação dos indicadores de desempenho para acompanhamento
f) Orientações para a elaboração do Plano Estratégico
g) Sessões de acompanhamento da implantação do Plano Estratégico.

Leia o projeto na íntegra


 

reunião do planejamento estratégico
Planejamento estratégico será desenvolvido em 2 etapas e vai durar em torno de 7 meses

 

Fonte: Ascom - 18.03.08

Leia Também: