Apresentação

A Biblioteca do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região foi criada em 1981, juntamente com a instalação do Tribunal. 

Com o acervo especializado em Direito do Trabalho, a biblioteca é um instrumento de estudo e pesquisa para a formação e aperfeiçoamento profissional, contando atualmente com 6.045 livros.

Sua principal finalidade é oferecer aos desembargadores, juízes, servidores, estagiários e a toda comunidade jurídico-trabalhista os recursos informacionais necessários ao bom desempenho de suas atividades, contribuindo assim para o alcance da missão institucional de realizar Justiça, com celeridade e efetividade. 

A biblioteca atende todas as unidades administrativas e judiciárias do tribunal em todo o estado, realizando pesquisas e empréstimos de livros e periódicos que são remetidos por malote.

Os avanços da tecnologia criaram novas formas e suportes de informação e mudaram os paradigmas de bibliotecas, de usuários e de livros. Atualmente as bibliotecas não possuem paredes e os livros não são de papel. A informação digital representa um novo desafio na política permanente de melhoria dos serviços do Poder Judiciário, incluindo os serviços oferecidos pelo Setor de Biblioteca.

As bibliotecas digitais promovem muitas possibilidades de acesso, de comunicação e de armazenamento de dados e informações, como E-books, imagem, texto, som, interatividade..... O usuário da biblioteca está habituado às redes eletrônicas, deseja obter informações de forma rápida, segura e no menor tempo possível, e a Biblioteca do TRT-SC procura evoluir e se aprimorar para atender as necessidades do usuário dentro da nova estrutura e das demandas atuais.

A Biblioteca do TRT-SC integra a Rede de Bibliotecas da Justiça do Trabalho (REBIJUTRA) e criou sua própria Biblioteca Digital, que disponibiliza o acesso ao acervo digital/virtual/eletrônico da produção intelectual dos magistrados e servidores do tribunal.