“Até que ponto o Planejamento Estratégico pode ajudar ou não o desempenho de uma Vara do Trabalho?”. Foi com essa pergunta que Gerson Ishikawa, mestre na área de desenvolvimento da liderança, iniciou a palestra “Planejamento Estratégico – visão geral”, na abertura do 1º Módulo da Escola Judicial do TRT/SC, que aconteceu nos dias 25 e 26, no Hotel Majestic, em Florianópolis. O evento da Escola iniciou logo após o encerramento da programação do Encontro de Juízes de 1ª Instância, aproveitando o mesmo público.
Ishikawa abordou de forma didática todos os passos para a realização de um Planejamento Estratégico (PE). Para isso utilizou a experiência da Justiça Federal, onde desenvolveu um trabalho de planejamento, e também os dados do PE que está sendo realizado pelo Tribunal. Nesse contexto, tratou dos mitos que envolvem o PE e enfatizou a importância do planejamento e do controle.
Como resposta ao questionamento do início da sua fala, o palestrante afirmou que em razão da crescente pressão pela melhoria do desempenho do Judiciário, as ferramentas de gestão vieram para ficar. “Eu acredito que o PE é uma oportunidade para melhorar o desempenho das varas”.
Para encerrar, afirmou que o planejamento precisa ser participativo. “Ele tem de abrir oportunidade para o trabalho em conjunto”, afirmou Ishikawa, enfatizando a importância da participação dos juízes nesse processo. Depois da palestra, a diretora da Secretaria de Planejamento, Rosângela Yamada, fez uma explanação sobre o atual estágio do PE do Tribunal e pediu a colaboração de todos para a efetivação dos projetos em andamento.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRT/SC
ascom@trt12.jus.br - (48) 3216.4320