Corpo de Bombeiros registra aumento de 16% no atendimento de acidentes de trabalho

Foram 4,2 mil vítimas atendidas pela instituição somente no primeiro semestre; números reforçam importância do uso dos EPIs

21/08/2023 15h28, atualizada em 02/10/2023 14h14
Freepik

No primeiro semestre de 2023, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) registrou um total de 3.978 incidentes relacionados a acidentes de trabalho em todo o estado. O número acendeu um sinal de alerta dentro da instituição, já que representa um aumento significativo de 16% em comparação com o ano anterior. Ao todo, foram 4.256 vítimas atendidas.

De acordo com o CBMSC, esses números ressaltam a necessidade urgente de conscientização quanto à utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs), tanto por parte das empresas quanto por parte dos funcionários.

Segundo o subcomandante do 4º BBM e chefe da Seção de Instrução e Ensino, major Renan Fernandes, o contratante deve oferecer os equipamentos necessários para a segurança do contratado, como luvas, capacetes e sapatos, em atividades que ofereçam riscos, cabendo também ao trabalhador a responsabilidade de utilizá-lo da forma correta. "Isso vale também para as ferramentas e equipamentos, fazendo sempre o seu uso correto para o qual ele foi destinado", acrescenta Fernandes.

Foco e atenção

O foco naquilo em que se está fazendo também é essencial, como ressalta um dos gestores regionais do Programa Trabalho Seguro (PTS) no TRT-12, juiz do Trabalho Ricardo Jahn. 

“Boa parte dos acidentes ocorrem não só pela ausência ou mau uso dos EPIs, mas também pela falta de atenção do trabalhador na tarefa", explica o magistrado. Ainda assim, ele lembra que a prevenção é responsabilidade de todas as partes envolvidas no processo produtivo.

Em Santa Catarina foram registrados 46,8 mil acidentes de trabalho em 2022, o quarto maior número da série histórica que iniciou em 2002. Em relação a 2021, foram nada menos que 21% de crescimento. Quanto ao número de mortes, foram 162, quatro a menos do que em 2021.

Na Justiça do Trabalho, o Programa Trabalho Seguro (PTS) atua em parceria com diversas instituições públicas e privadas na formulação e execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.


Texto: Andréa Gonçalves (estagiária), com informações do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br  
 

Leia Também: