Ferramenta de atendimento em Libras está disponível no portal do TRT-SC

Balcão visual é uma iniciativa do TRT da 15ª Região voltada a pessoas surdas e com deficiência auditiva

09/09/2024 17h11, atualizada em 10/09/2024 13h22
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O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) disponibilizou em seu portal o Balcão Visual, plataforma on-line para o atendimento de pessoas surdas e com deficiência auditiva. O atendimento é feito pela Língua Brasileira de Sinais (Libras) e funciona nos dias úteis das 12h às 18h.  

A ferramenta foi desenvolvida pelo TRT da 15ª Região, que abrange Campinas e interior paulista, e foi lançada nesta segunda-feira (9/9) como uma das iniciativas do Setembro Inclusivo, promovido pelo TRT-SC. A medida também tem como objetivo a promoção da acessibilidade linguística prevista pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/15).

São duas formas de utilizar o Balcão Visual:

  • De maneira remota: É necessário acionar o Balcão Visual pelo portal do TRT-SC (menu Contato/Balcão Visual). Feito isso, a pessoa que solicitou o atendimento será encaminhada para uma sala virtual, onde poderá apresentar sua demanda para uma servidora ou servidor intérprete de Libras. Em caso de mais de um pedido, a sala virtual seguirá a ordem de ingresso.
     
  • De maneira presencial: É possível se dirigir a uma vara do trabalho, sede judicial ou administrativa do TRT-SC para pedir por atendimento. Nesse caso, embora o atendimento na JT seja presencial, a tradução do profissional de Libras será de maneira remota.
     


 
Texto: Gabriel Elias (estagiário)
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br
 

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