Labinova finaliza entregas do projeto Linguagem Simples e Acessibilidade no Cerimonial

Produtos consistem em um check-list de acessibilidade em eventos e um vídeo contendo boas práticas voltadas a autoridades e palestrantes

26/02/2025 12h28, atualizada em 26/02/2025 15h56

O Laboratório de Inovação do TRT-SC (LabInova) finalizou há alguns dias um projeto para tornar os eventos do tribunal mais acessíveis e inclusivos. A iniciativa é resultado da oficina "Protocolo de Linguagem Simples no Cerimonial", realizada em agosto de 2024, que teve como objetivo conhecer melhor as práticas protocolares e adaptá-las para facilitar a comunicação em eventos promovidos pelo TRT-SC.

A equipe multidisciplinar envolvida no projeto identificou informações essenciais que devem estar explícitas no protocolo, tais como:
 

  • Forma de tratamento e pronomes adequados a serem utilizados;
  • Roteiro para os cumprimentos iniciais, especialmente na apresentação das autoridades;
  • Capacitação dos recepcionistas e seguranças para garantir acessibilidade e atendimento adequado;
  • Modelos padronizados de convite para cerimônias.

Além do Labinova, integraram a equipe os servidores da Secretaria de Apoio Institucional, responsável pelo cerimonial do TRT-SC, e da Secretaria de Comunicação Social. 

Materiais

Com base nisso, foram produzidos dois materiais. O primeiro é um check-list, voltado à equipe de cerimonial, que reúne de maneira objetiva todos os itens necessários para garantir a acessibilidade em eventos.

O segundo é um vídeo de boas práticas, disponível nas versões audiodescrição e Libras, voltado a palestrantes e autoridades. Entre as diretrizes abordadas, destacam-se as sugestões para uma autodescrição breve e clara ao se apresentar ao público, além do uso de falas mais curtas, estruturadas, com começo, meio e fim, garantindo que a mensagem seja compreendida por todos os presentes.

O protocolo adotado no TRT-SC tem como principal objetivo demonstrar a atenção e cuidado do Tribunal ao receber seus convidados e garantir que a comunicação seja clara e acessível. Inicialmente, será disponibilizado em formato digital, com possibilidade de impressão em situações específicas.
 

 

 

 Texto: Andréa Gonçalves (estagiária)
Secretaria de Comunicação Social  
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa 
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br  

 

 

Leia Também: