Em visita ao TRT-SC, ministro Dias Toffoli defende importância da JT como mediadora das relações de trabalho

13/09/2019 17h48, atualizada em 31/10/2019 12h59

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Dias Toffoli, defendeu a importância da Justiça do Trabalho durante visita institucional ao Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC), nesta sexta-feira (13), em Florianópolis. “Em um país com tantos desníveis sociais, é fundamental ter um segmento da Justiça que faça a mediação das relações de trabalho”, afirmou.

É a primeira vez que o TRT-SC recebe a visita de um presidente do STF. Completando um ano de gestão à frente do Supremo, o ministro está em Florianópolis visitando dirigentes dos órgãos do Judiciário das esferas estadual, trabalhista, eleitoral e federal de Santa Catarina. O objetivo é promover o diálogo com os operadores do Direito e ampliar a integração dos órgãos da Justiça. Florianópolis foi a 14º capital no roteiro do ministro.

Os encontros começaram na parte da manhã, com uma visita ao Tribunal de Justiça. Na sequência, o presidente do STF almoçou com o Governador Carlos Moisés e os dirigentes dos Tribunais, no Palácio da Agronômica. Depois da visita ao TRT-SC, o ministro conheceu o Tribunal Regional Eleitoral e a Seção Judiciária Federal de Florianópolis.

A presidente do TRT-SC, desembargadora Mari Eleda, agradeceu a visita de Dias Toffoli. “É muito importante que o chefe do Poder Judiciário se dedique a conhecer as diferentes realidades da Justiça, como o senhor está fazendo. Seja muito bem-vindo a Santa Catarina, ministro”, disse ela. Em seguida, mostrou-lhe um álbum com fotos dos 11 centros de conciliação instalados durante sua gestão, ressaltando ao presidente do STF que a conciliação tem sido o foco de sua administração.

A desembargadora também falou sobre o Programa de Inovação do Tribunal, cujo principal evento acontece neste final de semana: o Hackathon Inova TRT-SC. “Serão 52 horas de muita inovação em busca de soluções que possam aprimorar os serviços prestados pela Justiça do Trabalho em todo o Brasil”, explicou a presidente. A abertura é hoje, às 19h.

O corregedor do TRT-SC, desembargador José Ernesto Manzi, destacou a iniciativa do Tribunal que prevê a oitiva de testemunhas por videoconferência diretamente pelo juiz da causa, nos casos que elas residem fora da jurisdição do processo. A iniciativa foi elogiada pelo ministro, principalmente pela celeridade que impõe ao processo. “Trata-se de uma medida com potencial de ser replicada de forma mais abrangente, por outros órgãos”, cogitou Dias Toffoli.

O ministro finalizou a visita entregando à presidente do TRT-SC uma edição histórica do processo constituinte, com dedicatória, e outra da Constituição Federal, que no ano passado completou 30 anos. Antes de seguir para o TRE-SC, o presidente do STF e sua comitiva, acompanhados pela desembargadora Mari Eleda, ainda tiveram a oportunidade de conhecer o recém-inaugurado Memorial da Justiça do Trabalho de SC, que receberá as publicações doadas pelo ministro.
 

Texto: Clayton Wosgrau / Fotos: Adriano Ebenriter
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: