Primeira etapa do Planejamento Participativo finaliza com 247 formulários respondidos

28/10/2014 15h35
Planejamento participativo em Jaraguá do Sul
Edson Rebello (de pé) coordena debates na 1ª VT de Jaraguá do Sul: processos administrativos e padronização de procedimentos suscitaram mais discussões


A primeira etapa da consulta pública do Planejamento Participativo do TRT-SC recebeu 247 questionários respondidos durante as três semanas que esteve aberta à participação direta da sociedade, entidades parceiras, magistrados e servidores. A iniciativa visa construir de forma coletiva os rumos da Justiça do Trabalho de Santa Catarina para o período 2015-2020. A consulta encerrou na última quarta-feira (22).

De acordo com a diretora da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplan), Fernanda Gomes Ferreira, a pesquisa obteve um alcance significativo de todas as áreas envolvidas. O TRT-SC alcançou 64 respostas de público externo, percentual de 25% do total da pesquisa. Para o público interno foram 183, sendo destes 74 questionários respondidos pelas equipes das unidades judiciárias e administrativas e 109 de forma individual.

“A consulta forneceu um volume de dados expressivos, indicando os pontos fortes e fracos e as oportunidades e ameaças do TRT-SC que irão nortear a oficina do Comitê de Gestão Estratégica e da Rede de Governança Colaborativa, composta por magistrados e servidores das duas instâncias”, afirma. Os debates da oficina, que ocorrem nos dias 4 e 5 de novembro, servirão para elaborar o mapa estratégico da instituição, com a definição da missão, visão, valores e objetivos estratégicos. Após essa etapa, uma nova consulta pública será realizada para auxiliar na definição dos indicadores e metas estratégicas.

Para cobrar, tem que participar

A 1ª Vara de Jaraguá do Sul foi uma das unidades que contribuíram para a pesquisa pública. A reunião para debate e resposta do formulário levou em torno de duas horas. O diretor de secretaria, Edson Ozório Rebello, levantou questões sobre a conceituação da cultura do Tribunal e da Região. “Os temas que suscitaram as maiores discussões foram os processos administrativos e a padronização de procedimentos. Também fizemos sugestões abertas sobre a visão da instituição”, destaca.

banner planejamentoRebello acrescenta ainda a importância da pesquisa para viabilizar a democratização do debate. “A proposta do Tribunal propiciou à nossa equipe, de forma acalorada e produtiva, o debate e contribuição democrática na estruturação do Planejamento Estratégico”, finaliza. A reunião foi finalizada com uma confraternização em comemoração ao Dia do Servidor Público (foto abaixo).

O assessor de juiz Péricles Adonis Morastoni participou dos debates de sua unidade, a 2ª VT de Blumenau, e sintetiza a essência do Planejamento Participativo: “Somente participando podemos também cobrar e reclamar. Se não faço minha parte, não me sinto no direito de questionar depois!”.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - TRT-SC
Direção (48) 3216-4320 - Redação 3216-4303/4306/4348

Leia Também: