Unidade passa a ocupar sétimo andar do prédio do Banco do Brasil, no Centro
O presidente do TRT-SC, desembargador Gracio Petrone, e o juiz do trabalho José Lucio Munhoz inauguraram na quinta (14) as novas instalações da 3ª Vara do Trabalho de Blumenau. A unidade passa a ocupar o sétimo andar do prédio do Banco do Brasil, no Centro, na rua XV de Novembro, onde também já estavam a 1ª e a 4ª VTs.
Gracio Petrone disse que sua Administração vai manter o plano de reunir todas as quatro unidades do município em um mesmo espaço. “Assim que possível a 2ª Vara também será realocada”, afirmou o presidente, durante a cerimônia de inauguração, lembrando que o projeto foi prejudicado pelo corte orçamentário deste ano e que depende ainda da desocupação do sexto andar do prédio. “São razões que fogem à nossa alçada, mas reforço que a unificação é uma meta primordial da atual Administração”.
O presidente do TRT-SC lembrou ainda que a Lei Orçamentária de 2016 impôs uma “impressionante” restrição de 90% das verbas de investimento, destacando que a mudança da 3ª VT exigiu grande esforço da Administração e dos magistrados. “Nos últimos dez anos tivemos um aumento de 52% de novas ações, porém o número de magistrados e servidores cresceu 11%. Isso reforça a importância de aperfeiçoarmos nossas funções e de investirmos num ambiente de trabalho agradável”.
Mais espaço
Em seu discurso, Munhoz, juiz titular da 3ª VT, lembrou que a jurisdição registrou no primeiro trimestre um crescimento de 90% no número de novas ações em relação ao mesmo período do ano passado, ressaltando também o impacto das novas instalações para bem-estar dos servidores, magistrados, partes e advogados.
“Enfrentamos números esmagadores, mas vamos continuar de portas abertas, cumprindo nossa missão”, disse a uma plateia de juízes, servidores, advogados, representantes de entidades e demais autoridades. Segundo ele, as antigas instalações da unidade já estavam ultrapassadas. “Nada mais justo do que proporcionar um ambiente de trabalho adequado para aqueles que se dedicam dia e noite a levar dignidade aos trabalhadores e atender a todos com eficiência”, concluiu.
Além de contar com instalações mais amplas e modernas, a nova sede também está num local mais acessível para partes e advogados. Para fazer todas as adaptações necessárias, incluindo mobiliário e rede elétrica, foram investidos R$ 743 mil. A estimativa é que esse valor seja amortizado nos próximos três anos, já que o espaço está sendo cedido pelo banco, sem qualquer custo de aluguel - uma sala com tamanho semelhante no centro de Blumenau está avaliada em R$ 20 mil mensais.
Texto: Fábio Borges / Foto: Reprodução
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br