Justiça do Trabalho catarinense bate recorde e doa quase 40 mil processos para serem eliminados

13/06/2014 15h30
eliminação de autos findos
Papel social: eliminação de autos beneficia cooperativas de catadores


Além de documentos de trabalho da Central de Atendimento e Execução de Mandados de Florianópolis, o Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina (TRT-SC) realizou a doação de quase 40 mil processos à Associação de Recicladores Esperança (Aresp) da Capital. As ações, oriundas de seis jurisdições (Videira, Concórdia, São Miguel do Oeste, Rio do Sul, Imbituba e Lages (1ª e 2ª VTs), foram eliminadas na terça-feira (10) e geraram 10 toneladas de papel para reciclagem.

A ação é feita em parceira entre o Serviço de Digitalização e Guarda de Documentos (Sedig) e a Comissão Permanente de Gestão Ambiental. Essa foi a primeira vez desde 2007, quando começou o projeto de eliminação de autos findos, que o TRT conseguiu eliminar uma quantidade tão grande de processos.

Localizada no Bairro Monte Cristo, a Aresp emprega 15 pessoas e, com a venda do papel, lucrou R$ 3.266,50. “Hoje (13) é dia de pagamento e vamos ganhar um pouco mais”, revelou a tesoureira da cooperativa, Eni de Mello Caiscais, que acrescentou: “não é sempre que a gente recebe papel branco, que tem valor comercial mais alto”.

A eliminação de autos findos está prevista no Manual de Gestão Documental do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e também na Recomendação 37/2011 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). De acordo com essas normas, processos arquivados definitivamente por mais de cinco anos podem ser destruídos.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - TRT-SC
Direção (48) 3216-4320 - Redação 3216-4303/4306/4348

Leia Também: