Novos dirigentes do TRT-SC tomam posse nesta segunda-feira (6)

Novo presidente quer aproveitar tecnologia e mudanças na legislação para otimizar gestão. Ouvidora eleita pela primeira vez também será empossada.

03/12/2021 16h13, atualizada em 05/12/2021 23h02
Adriano Ebenriter

O desembargador José Ernesto Manzi assume nesta segunda-feira (6) o cargo de presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC). Em sessão solene, que acontece às 18h, de forma híbrida, também serão empossados os novos vice-presidente, desembargador Wanderley Godoy Junior, e o corregedor regional, desembargador Nivaldo Stankiewicz. Os futuros dirigentes foram eleitos em sessão pública em outubro passado e vão gerir a instituição pelos próximos dois anos.

Também tomarão posse as desembargadoras Quézia de Araújo Duarte Nieves Gonzalez, no cargo de ouvidora, e Lília Leonor Abreu, no de ouvidora substituta. É a primeira vez que estes cargos são exercidos por eleição dos pares. 

José Ernesto Manzi vai suceder a desembargadora Lourdes Leiria. O próximo presidente afirma que pretende aproveitar o legado e a expertise de seus antecessores, dando uma atenção especial aos avanços tecnológicos e mudanças na legislação. Segundo ele, é possível maximizar a eficiência de servidores e magistrados reduzindo, com o uso da tecnologia, a quantidade de processos de trabalho que necessitem da atuação humana.

O novo vice-presidente, desembargador Wanderley Godoy Junior, vai suceder a desembargadora Teresa Cotosky e coordenar a Escola Judicial. Já o desembargador Nivaldo Stankiewicz assume o cargo que era de Amarildo Carlos de Lima na Corregedoria Regional. A sessão terá transmissão ao vivo pelo canal do TRT-SC no YouTube.

 

Serviço

O quê: Posse dos novos dirigentes do TRT-SC
Quando: Segunda-feira (6), às 18h
Local: Sala de sessões do Tribunal Pleno, localizada na Rua Esteves Júnior, 395, Centro, Florianópolis
Transmissão: ao vivo, pelo canal do TRT-SC no YouTube
 

 
Currículos dos novos dirigentes

 

  • José Ernesto Manzi - presidente

É juiz do trabalho em Santa Catarina desde 1990, tendo atuado por uma década na titularidade da Vara de São Miguel do Oeste e posteriormente na 1ª VT de Florianópolis. Foi alçado ao cargo de desembargador em 13 de maio de 2011.

Natural de São Paulo (SP), possui dupla graduação: Ciências Jurídicas Sociais pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Filosofia pela UFSC. É doutorando em Direito Social pela Universidade de Castilla-La Mancha (ESP) e mestre em Ciência Jurídica pela Univali, além de ter cursado três especializações: Direito Administrativo na Universidade de Roma, Processo Civil na Unoesc e Processos Constitucionais, também na universidade espanhola de Castilla-La Mancha.

Publicou em 2009 a obra “Da fundamentação das decisões judiciais civis e trabalhistas" pela LTr, mesma editora em que lançou em parceria uma coletânea em homenagem aos 30 anos da Amatra12. É o atual coordenador do Comitê de Segurança Institucional do TRT-SC. Foi corregedor do TRT-SC no biênio 2018/2019 e é o atual presidente da 2ª Turma.

O desembargador é casado com Maristela Lima, com quem tem cinco filhos.

 

  •  Wanderley Godoy Junior - vice-presidente

Atuou perante a JT como advogado trabalhista de 1993 até tomar posse como desembargador, em 30 de março de 2017, em vaga destinada à advocacia pelo quinto constitucional.

Natural de Itajaí, possui graduação em Direito pela Univali, onde também cursou especialização em Direito Constitucional e mestrado em Ciências Jurídicas. Cursa doutorado na Universidade de Alicante, na Espanha. 

Leciona as matérias Direito do Trabalho e Processo do Trabalho na Univali desde 2000, onde também dá aulas de Fundamentos Constitucionais do Direito do Trabalho e Engenharia de Segurança do Trabalho para os cursos de especialização.

Atualmente é membro do Conselho Pedagógico da Escola Judicial.
 

  • Nivaldo Stankiewicz - corregedor regional

Natural de Curitiba, Nivaldo Stankiewicz começou a vida profissional como locutor de rádio, atividade que exerceu por seis anos. Graduou-se em Direito em 1985 na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e, a partir daí, começou a advogar, já com ênfase no Direito Trabalhista.

 Seu ingresso na Justiça do Trabalho catarinense foi em junho de 1992, tendo atuado em diversas unidades judiciárias até ser promovido a juiz titular da VT de Xanxerê, em 1996. Depois disso, passou por Joaçaba, Jaraguá do Sul, Porto União e 4ª VT de Joinville. A partir de abril de 2014 passou a ser convocado para atuar no Tribunal. Foi alçado ao cargo de desembargador em 15 de junho de 2020.

Possui pós-graduação (2001) em Processo Civil pela PUC-PR e mestrado em Ciência Jurídica pela Univali (2005). É coautor do livro Teoria Jurídica das Relações Interpessoais, no qual redigiu o capítulo sobre a responsabilidade dos sócios na execução trabalhista.

 

  • Quézia de Araújo Duarte Nieves Gonzalez - ouvidora

Foto posada da desembargadora Quezia Gonzalez, com toga e faixaNatural de Florianópolis, iniciou a carreira na Procuradoria Regional do Trabalho catarinense como servidora, em 1996. Três anos depois, passou no concurso do Ministério Público da União (MPU) para o cargo de procurador do trabalho.

Foi nomeada para exercer o cargo de desembargadora da JT-SC, ocupando vaga reservada a membros do MP pelo quinto constitucional. Tomou posse em 24 de maio de 2019.

Formada em Direito pela UFSC, possui especialização em Direito Constitucional pela Universidade de Lisboa.

 

  •  Lília Leonor Abreu - ouvidora suplente

Foto posada da desembargadora Lília Leonor Abreu, com toga e faixaNascida em Rodeio (SC), viveu a infância e a juventude na vizinha Indaial, município do qual é Cidadã Honorária desde 2007. Tomou posse na JT catarinense em 20 de maio de 1993, em vaga destinada à OAB, depois de 12 anos de advocacia.

A desembargadora é formada em Direito pela UFSC (1980), especialista em Direito Público e mestre em Direito pela UFSC (1985), instituição na qual é professora vinculada e onde lecionou por quase 30 anos no curso de Direito.
 

Presidiu o Tribunal no período de março de 2000 a março de 2002. Também em 2002, atuou como ministra substituta na 5ª Turma e nas Seções Especializadas em Dissídios Individuais e Coletivos do Tribunal Superior do Trabalho. É a atual presidente da 3ª Turma.

 

 

Texto: Carlos Nogueira  / Fotos: Adriano Ebenriter 
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: