Ouvidores da JT debatem temas relacionados às denúncias de assédio, violência contra a mulher e políticas de gênero

Desembargadora Mirna Bertoldi, eleita para o cargo de Ouvidora do TRT-12,  foi uma das participantes

14/11/2023 17h34, atualizada em 16/11/2023 12h43

A desembargadora Mirna Bertoldi, eleita para o cargo de Ouvidora do Tribunal regional do Trabalho da 12ª Região (SC), esteve presente na 37ª edição do Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho, na segunda e terça-feira (13 e 14/11), realizada no TRT-15, Campinas (SP). O evento reuniu ouvidores, vice-ouvidores, ouvidoria da mulher e gestores de ouvidorias dos TRTs.

A cerimônia de abertura contou com a presença da ministra Delaíde Arantes, Ouvidora do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho. 

No primeiro dia do evento foram abordados temas relacionados ao papel das ouvidorias frente à violência contra a mulher e às perspectivas de gênero para a proteção dos direitos fundamentais, o universo do clickbait e a importância do compliance, como canal de denúncia.

A importância do acolhimento de denúncias de assédio moral e sexual e da inteligência artificial foram os principais temas apresentados no segundo e último dia do evento.

Para a desembargadora Mirna Bertoldi, a reunião de ouvidores agrega dois pontos fundamentais para o aprimoramento das ouvidorias: o aprofundamento de temas relevantes e a troca de experiências e boas práticas entre os regionais. “As ouvidorias têm um papel fundamental na transparência institucional e na garantia dos direitos de cidadania”, ressalta a desembargadora. 

Também participaram do evento os servidores Ricardo Caldas e Simone Pereira.


Texto: Luana Cadorin
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: