Ouvidoria do TRT-SC registra aumento de 60% nos atendimentos em um ano

Foram recebidas mais de 2 mil manifestações em 2024, quase metade delas pelo WhatsApp, canal de atendimento preferido pelos usuários

22/01/2025 14h06, atualizada em 22/01/2025 17h44

A Ouvidoria do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) registrou um aumento de 60% no número de atendimentos em 2024, em comparação a 2023. Canal de comunicação direta entre o cidadão e o TRT-SC, a unidade recebeu 2.349 manifestações entre janeiro e dezembro, quase mil a mais em relação aos 1.461 pedidos do ano anterior.

A principal demanda foi o esclarecimento de dúvidas e consultas, que representaram 75% dos atendimentos. Em seguida, com 16%, estão as denúncias, sendo a maior parte relativa a empregadores e a relações de trabalho, situações em que a Ouvidoria não tem competência para agir.

A procura pelo atendimento da Ouvidoria se deu principalmente pelo público em geral, com 65% do total, seguido por advogados e procuradores (15,6%) e partes em processos trabalhistas (13,6%). O público interno, incluindo magistrados, servidores e estagiários, respondeu por 2,8% das manifestações.

 

WhatsApp primeiro

 

O WhatsApp da Ouvidoria, ativo desde janeiro de 2022 para atendimentos rápidos, ultrapassou os demais canais e se tornou o meio mais utilizado pelos usuários, representando quase metade dos atendimentos de 2024, com 1.012 manifestações. Na sequência vieram e-mail (24,3%), formulário eletrônico (16,6%) e telefone 14,9%. Detalhe: em 2023, o comunicador instantâneo havia ficado atrás desses outros três canais de atendimento. 

A comunicação pelo WhatsApp também impactou na resposta aos atendimentos: 78,4% tiveram resolução no mesmo dia da solicitação ou instantaneamente.

"O aumento considerável das demandas da Ouvidoria reflete a importância de um canal de contato direto entre o cidadão e a Justiça do Trabalho catarinense. Esse crescimento nos atendimentos pelo WhatsApp nos mostra como a população e o público em geral buscam informações hoje em dia, e a Ouvidoria tem correspondido, dando um tratamento rápido e preciso para essas demandas", avalia a ouvidora do TRT-SC, desembargadora Mirna Bertoldi.
 

Ouvidoria da Mulher

 

O ano de 2024 também foi marcado pelo primeiro atendimento da Ouvidoria da Mulher do TRT-SC, criada em novembro de 2023. O caso de violência doméstica foi registrado em julho, logo após o lançamento, pelo tribunal, do Programa de Prevenção, Orientação e Apoio a Magistradas e Servidoras em Situação de Violência Doméstica e Familiar.

 

 

Fale conosco

 

A Ouvidoria recebe denúncias, reclamações, críticas, elogios e sugestões sobre as atividades desenvolvidas por magistrados, servidores ou órgãos do TRT-SC. Cada manifestação recebida é analisada e encaminhada ao setor competente para que os fatos sejam apurados e as providências tomadas.

As formas de encaminhar a demanda são por formulário digital, e-mail, telefone, WhatsApp, correspondência ou atendimento presencial.

 

Texto: Laura Gheller (Ouvidoria)
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
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