Pelo segundo ano consecutivo, TRT-SC conquista Prêmio CNJ de Qualidade na categoria Diamante

Na edição de 2020, além do prêmio inédito a instituição obteve a maior pontuação entre os 90 tribunais que concorreram à premiação

03/12/2021 11h24, atualizada em 06/12/2021 18h00

O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) repetiu, em 2021, o feito inédito do ano anterior, obtendo mais uma vez o selo Diamante no Prêmio CNJ de Qualidade. A premiação aconteceu nesta sexta (3), durante a transmissão do 15º Encontro Nacional do Poder Judiciário.

Em 2020, o Regional Catarinense ainda obteve a melhor pontuação dentre os 90 tribunais que concorreram ao Prêmio, considerando todos os ramos da Justiça. Até 2019, a instituição havia recebido o selo Ouro em edições anteriores.

A premiação aconteceu no último dia do biênio da gestão da presidente do TRT-SC, desembargadora Lourdes Leiria, já que na próxima segunda (6) haverá a transição para a nova Administração do TRT-SC.

Arte com os dizeres: Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) 83,8%
TRT-SC alcançou a pontuação de 83,8%

“Conquistar  o Prêmio  CNJ de Qualidade na categoria Diamante pela segunda vez nesta gestão é um orgulho para o TRT catarinense. Alcançamos um patamar de excelência na entrega da prestação jurisdicional. Especialmente nestes últimos dois anos que sofremos com a pandemia e que os jurisdicionados mais necessitaram, o TRT 12 cumpriu sua missão de forma extraordinária. Cumprimento a todos os colaboradores, servidores e servidoras, magistrados e magistradas por mais esta conquista inédita. Parabéns a toda equipe Diamante do  TRT 12!”, exalta a presidente.

O juiz gestor estratégico de metas do tribunal, Roberto Masami Nakajo, ressalta que “o prêmio diamante do CNJ é concedido a pouquíssimos tribunais, ou seja, aos que melhor se destacam em temas como produtividade, transparência, governança e tecnologia. Decorre de um esforço conjunto de todos os servidores e magistrados, bem como da gestão eficiente da administração do Tribunal.”

A diretora Fernanda Gomes Ferreira, da Secretaria de Gestão Estratégica, complementa: ”um prêmio que nos enche de orgulho pelo reconhecimento do esforço coletivo. Uma boa gestão refletida em resultados e em premiação. E, no final, o maior beneficiado é o jurisdicionado catarinense, que possui à disposição uma Justiça do Trabalho ágil, eficiente, transparente, moderna e alinhada aos novos tempos”.


Prêmio CNJ de Qualidade

 

 

O Prêmio é concedido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o intuito de reconhecer os tribunais que buscam excelência na gestão e planejamento, na organização administrativa e judiciária, na sistematização e disseminação das informações e na produtividade.

As melhores instituições recebem prêmios nas categorias prata, ouro e diamante.

A avaliação de desempenho é feita com base em quatro eixos temáticos: dados e tecnologia, governança, produtividade e transparência.

Planejamento foi decisivo para a conquista

O planejamento para a conquista do Selo Diamante começou já no início do ano de 2019. Duas semanas após tomar posse, a presidente Lourdes Leiria convocou os diretores das principais unidades administrativas e judiciárias para fazer um balanço do resultado do Prêmio de 2019, que pelo sexto ano consecutivo havia condecorado o Tribunal na categoria Ouro.

primeira reunião, em 2019
Presidente reuniu-se com diretores na segunda semana da gestão para tratar do Prêmio


Os pontos a serem melhorados em relação à dados e tecnologia, governança, produtividade e transparência, foram identificados e acompanhados através de análise de dados, reuniões e ações. O acompanhamento foi feito pela própria presidente Lourdes Leiria, pelo juiz Nakajo, gestor estratégico de metas, e pela diretora de gestão estratégica, Fernanda Ferreira.

Com o resultado obtido em 2020 de tribunal com a maior pontuação entre os 90 tribunais que foram avaliados pelo CNJ, vieram novos desafios: “em meio à pandemia a conquista do diamante nos trouxe duas preocupações: o tribunal tinha não só que manter os elevados índices alcançados, mas também buscar formas para melhorar ainda mais”, recorda a presidente Lourdes Leiria.

Com tal pensamento seguiu-se o planejamento, ações e análise de dados também no ano de 2021. E o resultado foi novamente a premiação na categoria diamante, representando novo fato inédito para o TRT catarinense de receber dois prêmios na categoria diamante em uma mesma gestão.

 

Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC 
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: