Planejamento Participativo do TRT-SC será apresentado nesta sexta-feira (03)

Objetivo é envolver comunidade laboral e sociedade, desde o início, nas discussões e debates sobre o novo plano estratégico da Justiça do Trabalho

02/10/2014 18h47
barra planejamento


Um processo de construção coletiva e cooperativa, a partir do entendimento de que a Justiça do Trabalho deve ampliar
a participação das pessoas na definição de suas estratégias. Esse pretende ser o diferencial do modelo de Planejamento Estratégico Participativo que a Justiça do Trabalho catarinense quer implementar para os próximos seis anos, de 2015 a 2020.

A apresentação oficial, com o detalhamento das etapas, acontece nesta sexta-feira (03), a partir das 14h, no auditório do TRT-SC e será transmitida por ensino a distância (EaD) a todas as unidades. A condução será do presidente do TRT-SC, desembargador Edson Mendes de Oliveira, e do gestor estratégico e de metas, juiz Alexandre Luiz Ramos. Representantes das instituições parceiras, como OAB, Ministério Público do Trabalho e Advocacia-Geral da União também foram convidados para o evento.

Uma das novidades será a participação direta de servidores e magistrados nos debates, garantida por meio de reuniões, oficinas, votações presenciais e a distância. Cada uma das unidades de primeira e segunda instâncias deverá fazer um diagnóstico da Instituição, definindo seus pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades. A unidade opinará também sobre a identidade (missão, visão e valores) e os objetivos estratégicos da organização.

“Nossa intenção é que a participação de servidores e magistrados ocorra desde o início do processo de planejamento”, adianta Alexandre Ramos. “Também haverá a possibilidade de observações individuais, caso alguém sinta que sua ideia não foi absorvida pela unidade, fazendo valer nosso conceito de Planejamento Participativo”, esclarece a diretora da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplan), Fernanda Gomes Ferreira.

Outra inovação vai ser a participação direta da sociedade. Será realizada uma pesquisa estruturada, com alternativas abertas ao cidadão, que ficará disponível no portal do Tribunal a partir de segunda-feira (06) até o dia 22 de outubro. Em relação às instituições parceiras, como OAB, MPT e AGU, a Presidência do Tribunal enviará ofício convidando-as a participar.

A intenção é obter informações, a partir de uma percepção externa ao Tribunal, para auxiliar o Comitê de Gestão Estratégica na reunião que acontecerá em novembro para definição do mapa estratégico. “Não queremos fazer o planejamento com um olhar só para dentro do nosso mundo, mas alinhado com o que pensa a sociedade e os envolvidos diretamente com nossa prestação jurisdicional”, afirma a diretora da Seplan.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - TRT-SC
Direção (48) 3216-4320 - Redação 3216-4303/4306/4348

Leia Também: