REVALIDA 2025 - Curso de Conciliação: Lides estruturais laborais conforme Resolução CSJT nº 415/2025 e a mediação transformativa na Justiça do Trabalho

Este REVALIDA é destinado exclusivamente para quem está com o Programa de Capacitação em Conciliação vencido ou a vencer até o final de 2025 (consulte seu nome na lista)
Período: 10 de outubro a 28 de novembro
Carga horária: 30 horas, sendo:
- 10 horas síncronas (ZOOM)
- 20 horas assíncronas (Moodle)
Cronograma das aulas
- SÍNCRONAS - ZOOM
10 e 30 de outubro (das 10h às 12h)
7 e 28 de novembro (das 9h às 12h)
- ASSÍNCRONAS - MOODLE
20 horas - atividades orientadas pela instrutora
Modalidade: à distância
Público-alvo: magistradas e magistrados e servidoras e servidores do TRT-SC, e de outros TRTs, que atuam nos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas – CEJUSC, e que precisam fazer o curso de atualização.
Vagas:
40 vagas magistrados(as) e servidores(as) do TRT-SC
5 vagas para magistrados(as) e servidores(as) de outros Regionais (Critério de seleção: sorteio)
Justificativa: A habilitação de magistrados(as) e servidores(as) para atuação em Cejusc-JT deverá ser ATUALIZADA / REVALIDADA por meio da participação em curso de 30 (trinta) horas de formação continuada, por triênio, em temas associados à área de resolução consensual de conflitos, conforme consta no Art. 47, da Resolução CSJT n. 415/2025.
Instrutora: Dorotéia SIlva de Azevedo
- Juíza Titular da 30ª Vara do Trabalho de Salvador - Bahia (TRT-5).
- Mestre em Resolução de Disputas, com foco em Mediação, pela Pepperdine University (California, EUA), reconhecido e validado pela UnB (Universidade de Brasília) como Mestrado em Direito.
- Pós graduada em Direito Constitucional do Trabalho pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Conteúdo programático:
Moderna Teoria do Conflito;
Processos e lides Estruturais;
Mediação como Resolução e Mediação como Transformação;
A Mediação Transformativa e sua aplicação aos processos estruturais;
Plataforma de Mediação Transformativa.
Instrumento de validação:
para servidores(as): inscrição prévia utilizando o Sisejud, registros de presença (mínimo 80% de frequência) e realização de atividade proposta pela instrutora no moodle;
para magistrados(as): inscrição prévia utilizando o Sisejud; registros de presença (frequência integral) e realização de atividade proposta pela instrutora no moodle;
Eixos da ENAMAT: o conjunto de atividades formativas desta atividade está alinhado às diretrizes previstas nos eixos/subeixos teóricos-práticos de competências gerais/específicas da Resolução ENAMAT nº 28/2022 - Anexo 6, com o objetivo de desenvolver competências, como seguem: Eixo 4. Resolução de Conflitos; Subeixo 4.3 Meios adequados de resolução de disputas.