TEXTO
O mapeamento de dados pessoais é uma etapa fundamental do processo de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Por meio dele, o Tribunal identifica, de forma sistemática, todos os dados pessoais tratados em suas atividades — sejam eles coletados, armazenados, compartilhados ou descartados — em cada uma de suas unidades organizacionais. Esse levantamento é o ponto de partida para que o TRT-SC possa compreender o ciclo de vida dos dados que trata, avaliar riscos, adotar medidas de proteção adequadas e garantir o exercício dos direitos dos titulares.
Para conduzir esse trabalho, foi constituído um Grupo de Trabalho multidisciplinar, com servidores de diferentes áreas do Tribunal, cuja atuação é coordenada pela Seção de Apoio à Governança e LGPD.
O processo de mapeamento ocorre por processo de trabalho: para cada unidade, são realizadas entrevistas com as equipes responsáveis pelas atividades, a fim de levantar as informações necessárias para compreender como os dados pessoais são utilizados. Para cada processo de trabalho identificado, são coletadas as seguintes informações:
- Área responsável pelo processo;
- Processo de trabalho ou atividade que envolve o tratamento de dados pessoais;
- Tipos de tratamento realizados — como coleta, armazenamento, transmissão, eliminação, entre outros;
- Fonte de obtenção dos dados — se fornecidos pelo próprio titular, por sistemas institucionais, por outros órgãos públicos ou por bases de dados;
- Finalidade do tratamento — o motivo pelo qual os dados são utilizados;
- Base legal que autoriza o tratamento, conforme o art. 7º da LGPD;
- Tipos de dados pessoais tratados — como nome, CPF, dados de saúde, dados bancários, entre outros;
- Presença de dados sensíveis — aqueles que, por sua natureza, demandam proteção reforçada, como dados de saúde, origem racial ou étnica, orientação sexual e dados biométricos;
- Eliminação dos dados — se há descarte após o uso e de que forma;
- Prazo de retenção — se há previsão legal para o tempo de guarda dos dados;
- Local de armazenamento — sistemas, bancos de dados, pastas físicas, entre outros;
- Compartilhamento externo — se os dados são enviados a terceiros, como outros órgãos ou empresas.
O resultado consolidado desse processo será o Inventário de Dados Pessoais do TRT-SC, documento que reunirá o registro de todos os tratamentos de dados identificados no Tribunal. O inventário encontra-se em construção, sendo publicado de forma progressiva à medida que as áreas concluem seu mapeamento. Abaixo estão disponíveis as informações das áreas já mapeadas deste inventário:
| Unidade | Situação | Data |
|---|---|---|
| Coordenadoria de Saúde | Mapeamento concluído | 26-08-2025 |
| Coordenadoria de Licitações e Compras | Mapeamento em andamento |

