Programa de Combate ao Trabalho Infantil lança material exclusivo sobre cidadania

Lançamento oficial do vídeo e da cartilha “Você sabia? Conversando sobre cidadania!” foi feito pela vice-presidente do TRT-SC em webinário sobre os impactos da pandemia nas crianças e adolescentes

28/10/2020 15h28, atualizada em 29/10/2020 17h25

“Você sabia? Conversando sobre cidadania!”. Esse é o título do vídeo e da cartilha produzidos pela Secretaria de Comunicação do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina (TRT-SC) e idealizados pelo Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da JT-SC. O lançamento oficial do material foi realizado pela vice-presidente do Tribunal, desembargadora Teresa Cotosky, em webinário sobre os impactos da pandemia nas crianças e adolescentes, realizado na última quinta-feira (22). 

 

                                                                                     Para assistir ao vídeo, clique aqui!

Com o objetivo de provocar nas crianças o interesse pelo tema da cidadania, o vídeo e a cartilha abordam assuntos como a organização do Estado Brasileiro, o direito ao voto e a atuação dos três Poderes, com destaque para o papel exercido pelo Judiciário, em especial a Justiça do Trabalho. Além disso, a temática do combate ao trabalho infantil e o estímulo à aprendizagem também aparecem no material. 

"Além de aproximar crianças e adolescentes da Justiça do Trabalho, tanto o vídeo quanto a cartilha buscam despertar a ideia de cidadania, contribuindo ainda para a conscientização sobre os prejuízos do trabalho infantil”, destaca a desembargadora Teresa, gestora regional do Programa no estado. A magistrada lembra ainda que o lançamento dos materiais foi uma forma de celebrar o mês em que se festejam o Dia das Crianças e o Dia do Professor.

Para a presidente do TRT-SC, desembargadora Lourdes Leiria, gestora nacional do Programa para a Região Sul “a produção do vídeo e da cartilha sobre cidadania é mais uma importante ação do TRT 12 frente ao  Programa de combate ao trabalho infantil e vai ao encontro dos objetivos estabelecidos na Agenda 2030 da ONU, alinhada  em especial aos ODS 4 e 8, que buscam  promover a educação de qualidade e a erradicação do trabalho infantil, respectivamente“. 

Alcance
A ideia original era reproduzir o vídeo no início das visitações ao Tribunal, como forma de recepcionar os alunos e apresentá-los às ações do Programa, ocasião em que também seriam entregues as cartilhas. Porém, o projeto está suspenso em função da pandemia e será retomado assim que tudo passar. Eles também servem de material didático e de pesquisa para as escolas da rede pública no estado.

Clique aqui e confira a cartilha  

imagens da cartilha Você Sabia?

Conscientização 
O Programa foi instituído em âmbito nacional para desenvolver ações contra a exploração do trabalho infantil e de incentivo à aprendizagem. Em Santa Catarina, ele já produziu um importante material para conscientização e divulgação junto à rede pública de ensino e aos órgãos e entidades que atuam nessa área, como a cartilha “Trabalho Infantil Não é Brinquedo”, o documentário “Não é Brinquedo” e o Guia do Jovem Aprendiz. Utilizados em âmbito nacional, disponibilizados para vários Tribunais e outras instituições. Todos os materiais foram idealizados pelas gestoras do Programa de combate ao trabalho infantil,  desembargadoras Lourdes Leiria e Teresa Cotosky e produzidos pela Secom do Tribunal. 

Acesse as cartilhas e guia:
Você sabia?

Trabalho infantil não é brinquedo

Guia do Jovem Aprendiz
 

Leia Também: