Informamos que em caso de divergência entre as especificações do objeto constantes do Edital e as constantes do sistema do Compras.gov.br, prevalecerão as do Edital.
1) Sobre as dimensões do equipamento exigido, o edital cita altura livre mínima de 210cm. Nós fornecemos PGDM para diversas instituições financeiras e nosso equipamento atende com altura de 207,8cm. É aceito essas medidas no edital? Visto que está dentro da variação de 5cm pra mais ou pra menos.
Resposta: Sim. Ressalta-se, neste caso, que a instalação é por conta do fornecedor que terá de compensar esta diferença na altura na hora da instalação.
2) Sobre o mecanismo de travamento, cita dispositivo de segurança antiesmagamento que impeça a abertura das portas interna ou externa. O fato é que PGDM não tem porta interna e externa. Essa característica refere-se a cabines eclusas. Provavelmente foi reutilizado um TR que contemplava cabines eclusas. Podemos desconsiderar?
Resposta: Não. O que se quer neste caso é que a porta não trave, após iniciar o giro, visando evitar que o usuário não fique preso (esmagado) no anterior dar porta, não podendo seguir nem voltar.
3) Em relação as interferências eletromágnéticas, nosso equipamento tem os filtros requeridos, porém não estabelece parâmetros de distância. Podemos considerar os expostos no laudo de homologação em anexo?
Resposta: Não. Entendemos que os parâmetros de distância são de extrema importância, em razão dos seguintes fatos.
- Os parâmetros de distância garantem que a porta não gire se uma pessoa estiver muito próxima ou dentro da zona de giro, minimizando o risco de colisões ou lesões.
- Ao definir parâmetros de distância apropriados, você pode garantir que apenas uma pessoa de cada vez passe pela porta giratória. Isso ajuda a evitar o acesso não autorizado, pois impede que duas ou mais pessoas passem juntas, o que é uma violação de segurança.
- A configuração adequada dos parâmetros de distância pode ajudar a otimizar o fluxo de pessoas através da porta giratória
- Os parâmetros de distância podem ser ajustados para atender às necessidades específicas de um local ou ambiente.
4) Outro fato é que o edital requer atendimento aos normativos EN 50081-1 e EN 50082-2. Entretanto elas foram substituídas pelas normas EN 61000-6-3 e EN 61000-6-1. Podemos considerar as novas?
Resposta: Sim. Serão aceitos equipamentos homologados tanto nos normativos antigos, quanto nos novos.
5) Na passagem que cita fonte de alimentação, o edital exige chave liga/desliga não acessível ao usuário. Essa característica se dá em PGDMs que não tem tomada e a fonte de energia é conectada diretamente na PGDM. Nossa PGDM possui tomada, e para efetuar as manutenções apenas deve-se tirar da tomada, não necessitando da chave liga/desliga. Esse fato atende?
Resposta: Não. Chave liga /desliga pode ser utilizado como um instrumento de interrupção do funcionamento que pode servir, dependendo do caso, até como um dispositivo de segurança, e não se confunde com a conexão com tomada.
6) Sobre as interferências eletromagnéticas cita que o equipamento deve compensar a presença de objetos metálicos móveis. Porém, devido ao princípio físico de funcionamento do detector de metais, não é possível compensar objetos metálicos móveis, mas sim programar para não detectar certos tipos de metal em determinadas frequências. Para isso, deve-se estabelecer uma distância mínima de objetos metálicos, pois podem formar arcos eletromagnéticos e interferir no funcionamento da PGDM. Podemos levar em consideração que a estrutura estará apta para receber equipamentos detectores de metais? Ou seja, dentro dos requisitos abaixo:
- O nivelamento do piso deve estar dentro do padrão, com no máximo 2 graus de variação do plano horizontal em relação ao piso;
- A fiação deve estar distante o suficiente da porta e em um mínimo de 60 cm de distância de qualquer face da porta;
- O elevador deve estar distante o suficiente da porta e em um mínimo de 2 (m) metros de distância de qualquer face da porta;
- Os equipamentos eletrônicos devem estar distantes o suficiente da porta e em um mínimo de 60 cm de distância de qualquer face da porta;
- Fios que formem arcos metálicos, bobinas, devem estar distantes o suficiente da porta e em um mínimo de 60 cm de distância de qualquer face da porta;
- Estruturas metálicas devem estar distantes o suficiente da porta e em um mínimo de 60 cm de distância de qualquer face da porta;
Por exemplo, caso haja uma parede de DryWall extremamente próxima da PSDM, através da vibração causada por diversos motivos como a passagem de carros na frente da agência, haverá formação de arcos metálicos que poderão interferir no funcionamento da PGDM. É necessário que se estabeleça critérios e parâmetros para o funcionamento da PSDM.
Resposta: Sim.