CERTIFICADO DIGITAL
Para cadastrar-se ou acessar o sistema PJe é necessário possuir certificado digital (pessoa física), do tipo A3 (token ou cartão) ou A1. |
Além disso, é preciso ter alguns programas instalados no computador para o funcionamento do certificado (gerenciador de certificado e driver do dispositivo).
Consulte o site da autoridade certificadora emissora de seu certificado para detalhes de instalação.
NAVEGADOR DA INTERNET (BROWSER)
Para acesso ao PJe recomenda-se o uso do navegador Mozilla Firefox 32 bits de versão 58.2 ou superior, que pode ser baixado em http://www.mozilla.org/pt-BR/firefox/new/.
ASSINADOR DIGITAL
Para acessar o sistema PJe com certificado digital e assinar digitalmente documentos é necessário instalar os assinadores Shodo ou Pjeoffice.
Caso seja o primeiro acesso ao sistema em 1º. ou 2º. graus, momento em que ocorre o cadastro do advogado, recomenda-se o uso do assinador Shodo.
Para instalação e configuração dos assinadores acesse os links abaixo:
Shodo
Download: Versão 1.1.1 do Shodô
Orientação: https://pje.csjt.jus.br/manual/index.php/Shodō
*Observação: para instalar o assinador Shodo é necessário ter JAVA (JRE) versão 1.8 no computador. Clique aqui para download do Java para Windows.
PjeOffice
https://www.pje.jus.br/wiki/index.php/PJeOffice
ATENÇÃO
Fique atento: sempre que noticiado pelo TRT12 a atualização do sistema PJe (mudança de versão), sugere-se aos usuários que realizem a limpeza de “cookies” e “cache” do navegador antes de utilizá-lo para acesso ao sistema.
Assista como fazer a limpeza no navegador Mozilla Firefox em https://www.youtube.com/watch?v=62S__wtCIz4
CONVERSOR DE ARQUIVOS PARA O FORMATO PDF/A
O PJe só aceita documentos em formato PDF/A. Para criar um arquivo em nesse formato, é preciso dispor de um programa que converta seu documento original para PDF/A. Em diferentes sites da internet é possível encontrar programas gratuitos para esse fim, como o PDF Creator. Também existem conversores de arquivos pagos, como o Adobe Acrobat.