PJE/USO - Como configurar o ambiente para acesso ao PJe

 

ROTEIRO DE PREPARAÇÃO DO AMBIENTE

 

Para acessar o PJe é necessário configurar o ambiente de seu computador, instalando alguns hardwares (equipamentos) e softwares (programas). Cadastre-se no sistema apenas após as etapas abaixo terem sido executadas.

 

CERTIFICADO DIGITAL

 

O primeiro passo é adquirir um Certificado Digital, seja ele um cartão com chip ou pendrive USB. Certificado digital

Caso não possua um, visite a página do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) para saber como obtê-lo. A Autoridade Certificadora da OAB-SC também o comercializa. Após obter o certificado digital, siga o roteiro a seguir:

 

SISTEMA OPERACIONAL DO COMPUTADOR

 

O PJe é compatível com o Windows e com algumas versões do MAC OS X, plataforma da Apple. Vale lembrar que o condicionante principal para o acesso ao PJe, no caso do OS X, é a existência de driver do token específico para esse sistema. Ou seja, não adianta nada estar tudo configurado no Firefox se não há como instalar o token no OS X!

 

NAVEGADOR DA INTERNET (BROWSER)

 

O navegador recomendado para uso no PJe é o Firefox versão 58.0.2 ou superior.

Importante: Não aconselhamos o uso do Internet Explorer por problemas de compatibilidade.

 

JAVA RUNTIME ENVIROMENT (JRE)

 

Instale o JRE, também chamado de Java ou "Máquina Java", versão 1.8, necessário para utilização do assinador SHODÔ.

Clicando aqui, você pode conferir aqui qual versão do Java está rodando em seu computador. Versões atualizadas podem ser obtidas gratuitamente acessando o(s) link(s) abaixo:

      Para Windows 7 ou 8

        Clique aqui para baixar (download) o Java para Windows 7 ou 8

 

LEITORA DE CARTÃO OU TOKEN USB

 

Caso seu certificado digital estiver armazenado em um cartão inteligente (cartão com chip), será necessária uma leitora de cartão compatível para fazer a autenticação do usuário. Leitora de cartão
Outra opção é utilizar o Certificado Digital por meio do token USB, dispositivo semelhante a um pen drive, com memória suficiente para armazenar dados e senhas, a fim de dificultar sua utilização por outras pessoas que não seus proprietários. Token USB

Instale o driver da sua leitora de cartão (ou token USB), programa que normalmente acompanha o produto. Existem leitoras de cartão e tokens USB que são "plug and play", ou seja, não necessitam de instalação de programa para funcionar, pois o próprio sistema operacional reconhece e instala um programa de suporte adequado.

Caso sua leitora ou token USB não vieram acompanhandos dos drivers de instalação, você pode consultá-los nos links abaixo:

 

Drivers de instalação de outros tokens

Leitoras de cartão
E-tokens

 

 

Drivers de instalação

Modelo

Driver

Gerenciador Certificados

E-TOKEN GD

E-TOKEN GD

64 BITS

32 BITS

64 BITS

32 BITS

E-TOKEN MORPHO

E-TOKEN MORPHO

64 BITS

32 BITS

32/64 BITS

E-TOKEN SAFENET

E-TOKEN SAFENET

32/64 BITS

 

IKEY

IKEY

64 BITS

32 BITS

 

 

GERENCIADOR DE CERTIFICADO DIGITAL

 

O SafeSign é o programa responsável pela administração do seu certificado digital. É através dele que o Windows gerencia sua leitora de cartão (ou token), acessando o seu certificado digital quando este for requisitado.  O programa poderá ser obtido gratuitamente na mesma página onde você baixa os drivers das leitoras: http://www.certisign.com.br/atendimento-suporte/downloads/leitoras.

 

CADEIA DE CERTIFICAÇÃO ICP-BRASIL

 

Instale a cadeia de certificação da ICP-Brasil, o que poderá ser feito a partir do site da Autoridade Certificadora que emitiu seu certificado. Lá deverão estar disponíveis instruções de como realizar esta tarefa.

 

CADEIA DE CERTIFICAÇÃO DA AUTORIDADE CERTIFICADORA

 

Instale a cadeia de certificação da Autoridade Certificadora que emitiu seu Certificado Digital. Por exemplo, para certificados emitidos pela Serasa, consulte http://serasa.certificadodigital.com.br/ajuda/instalacao/cadeia-de-certificados/

 

CONVERSOR DE ARQUIVOS PARA O FORMATO PDF/A

 

O PJe só aceita documentos em formato PDF/A. Para criar um arquivo em nesse formato, é preciso dispor de um programa que converta seu documento original para PDF/A. Em diferentes sites da internet é possível encontrar programas gratuitos para esse fim, como o PDF CreatorTambém existem conversores de arquivos pagos, como o Adobe Acrobat.

 

ADOBE FLASH PLAYER

 

Necessário para funcionamento de algumas telas do PJe, como a inclusão de partes e a anexação de petições e documentos. Sem o Flash instalado, os botões para executar estas ações não aparecem. Hoje, praticamente todas as máquinas tem esse software, responsável por rodar os vídeos do YouTube. Baixe ou atualize aqui. Mas atenção: se o seu computador já tem antivírus, desmarque a opção do software McAfee Security Scan Plus antes de fazer o download do Flash, para evitar conflito de antivírus.