A partir de 2016, a Escola Judicial do TRT da 12 Região começou a utilizar a metodologia de Estudo de Caso em suas atividades de Formação de Magistrados.
Com o objetivo de se capacitar para tal empreitada, a EJUD12 iniciou contato com outras instituições que já atuam com a ferramenta, a exemplo da Enap (Escola Nacional de Administração Pública), do Conematra (Conselho Nacional de Escolas da Magistratrado Trabalho), e da Escola Judicial do TRT da 1ª Região, para conhecer mais sobre as possibilidades pedagógicas do Estudos e Caso.
Estudo de Caso é uma metodologia pedagógica que traz um recorte do mundo real para o plano da aprendizagem, a fim de que os alunos possam estabelecer a relação entre a teoria e a prática, a partir de problemas reais. "O caso serve de âncora em voos de especulação, aplicando teoria à realidade" (P. Laurence).
A partir dessa compreensão, a EJUD12 pretende oferecer aos alunos relatos, questões, problemas, escolhas e informações para que reflitam sobre soluções, possibilidades de ação e de tomada de decisão. Para tanto, devem responder à questão-chave: o que você faria se tivesse que enfrentar as circunstâncias descritas no caso?
Enfim, Estudo de Caso será aplicado a partir de narrativas que apresentam um cenário que espelha a vida real, na qual decisões são tomadas e conclusões feitas com base no contexto apresentado. São formas de trazer a realidade para a sala de aula e de empregá-la como recurso importante para a aprendizagem.
Neste espaço, vamos compartilhar materiais complementares sobre o assunto para os que querem se aprofundar na questão.
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Assista à entrevista com o juiz do trabalho Roberto Fragalle ao JT da TV sobre o Papel das Escolas judiciais na formação de magistrados e as peculiaridades do Estudo de Caso. (assista ao vídeo) |