O projeto “Encontros Direito e Cinema” inaugurado em 2024 é uma parceria entre o Sintrajusc e a Escola Judicial que visa promover a sensibilidade social e o conhecimento da realidade brasileira por meio da arte.
Ao longo de 2024 serão exibidos 3 filmes que retratam 3 perspectivas conectadas que permitem compreender um pouco acerca das raízes sociais dos problemas brasileiros. Refletir sobre esses problemas é buscar conhecer o palco em que são gerados os conflitos que embasam os processos existentes em nosso Sistema de Justiça.
Essas três perspectivas são: as condições de trabalho no Brasil contemporâneo; os mecanismos de espoliação da riqueza socioambiental no sistema econômico atual (que acarreta essas condições de trabalho); e as lutas sociais contemporâneas que valorizam condições de vida e trabalho mais dignas.
Autor: Adailton Pires Costa
Público-alvo: magistradas, magistrados, servidoras, servidores, trabalhadores terceirizados, estagiárias, estagiários, jovens aprendizes e público externo
Carga horária: 3 horas
______________________________________________________________________________________
1º Encontro de Direito e Cinema - REALIZADO

Direção: Neto Borges, Renato Barbieri
Roteiro: Renato Barbieri
Sinópse: A Lei Áurea foi assinada em 1888, porém até hoje estima-se que existam uma média de 369 mil brasileiros vivendo em relações de trabalho escravo. Através de depoimentos de abolicionistas modernos e trabalhadores rurais que foram vítimas da escravidão contemporânea, o documentário dirigido por Renato Barbieri e Neto Borges, investiga a sociedade brasileira que há cinco séculos continua a subjugar a mesma categoria de pessoas. Embora as condições de trabalho analogas à escravidão sejam consideradas crimes previsto pelo Código Penal Brasileiro, o regime de servidão ainda pode ser visto em diversos cantos do país. Focado nas regiões da Amazônia, a produção é narrada pela atriz e cantora Negra Li.
Debatedor: Adailton Pires Costa (Servidor do TRT-12)
Coordenador do Sintrajusc - Sindicato dos Trabalhadores no Poder Judiciário Federal de SC
Mediadora: Ângela Maria Konrath (Juíza Titular do Trabalho do TRT-12
Vice-Diretora da EJUD12
___________________________________________________________________________________________________________________
2º Encontro de Direito e Cinema

Direção: Sílvio Tendler
Roteiro: Ana Rosa Tendler
Sinópse: o documentário discute as conexões entre a crise ecológica contemporânea, o modelo econômico, as desigualdades sociais e as diversas formas de injustiça ambiental geradas pela exploração das pessoas e do meio ambiente. A quem pertencem os bens comuns da natureza? Quem são os mais prejudicados quando eles são apropriados por uma pequena parte da sociedade? Como construir uma nova forma de viver que mescle e atualize os saberes ancestrais com as conquistas da Ciência e da Tecnologia? Aposta-se em três fios que se conectam: o território, o alimento e o diálogo entre saberes tradicionais, comunitários e científicos que forneçam sentidos à existência humana. O filme propõe um processo de diálogos e buscas de alternativas ao modo de vida predatório que coloca riqueza material e consumo acima dos interesses coletivos e humanitários e reflete sobre a construção de um outro modelo de sociedade e de desenvolvimento a partir de uma mudança civilizacional que se apresenta urgente.
Debatedor: Marcel Mangili Laurindo (Defensor Público do Estado de Santa Catarina)
Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Mediador: Adailton Pires Costa (Servidor do TRT-12)
Coordenador do Sintrajusc - Sindicato dos Trabalhadores no Poder Judiciário Federal de SC
Não haverá custeio de diárias e passagens para magistrados(as) e servidores(as) em razão de restrições orçamentárias
___________________________________________________________________________________________________________________
Alinhamento com ENAMAT: o conjunto de atividades formativas desta atividade está alinhado às diretrizes previstas nos eixos/subeixos teórico-práticos de competências gerais/específicas da Resolução ENAMAT nº 28/2022 - Anexo 6, com o objetivo de desenvolver competências, como seguem: Eixo: 1. Alteridade. Subeixo: 1.3. Relações Pessoais em Perspectiva